Tempo de leitura: menos de 1 minuto
1. Ter uma boa formação
Aqui não me refiro a um curso superior especificamente… Não digo que você precise ser formado em uma faculdade. O que desejo que você entenda é que possuir a formação exigida para o cargo que você deseja ocupar é muito importante, seja ela o ensino fundamental, o médio ou o superior.
Além da formação escolar/acadêmica é fundamental que você realize cursos em outras áreas do conhecimento, tais como informática e cursos de idiomas.
Os cursos de informática, por exemplo, são um pré requisito para ingresso na maioria das empresas e dessa maneira se você possui o referido curso já terá maiores oportunidades no mercado de trabalho.
2. Estudar para o processos seletivos
Há empresas que fazem provas para o processo de seleção do candidato. Assim, ter bons conhecimentos de português e um pouco de exatas é bom para você nessas horas… se você não tem muita habilidade nessas áreas: Estude!
E como a entrevista faz parte do processo de seleção é bom que você se prepare para ela também.
É fato que não dá para adivinhar o que o examinador irá perguntar, mas você pode fazer um preparo emocional para o dia da entrevista, adotando técnicas que te acalmem, por exemplo. Ou mesmo treinar a fala, sim fale um pouco em voz alta para ver se a maneira como você fala pode ser compreendida da forma correta, se está utilizando o tom de voz adequado, o importante é se preparar para o processo de seleção.
3. Ter bons contatos
A boa e velha indicação ainda está presente no mercado de trabalho atual. Assim é sempre bom ter pessoas que possam dar uma boa referência sua.
Não me refiro apenas àquelas que tem poder de decisão, ou seja, que serão as responsáveis pela sua contratação, mas conhecer pessoas que possam lhe auxiliar de alguma forma na hora de ser contratado sem dúvidas o ajudará bastante!
Espero ter lhe ajudado e até um próximo post!