Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Quer que seu filho seja contratado para uma vaga como menor aprendiz?
Se sua resposta foi sim, acompanhe o passo a passo a seguir e garanta o sucesso de seu filho!
1. Capriche no currículo
Na hora de conquistar a vaga que seu filho precisa é muito importante já começar causando uma boa impressão.
Então, capriche no currículo!
Um currículo bem feito, com informações coerentes e bem colocadas faz toda a diferença em um processo de seleção.
Cuide para que o currículo do seu filho tenha uma boa aparência e que seja escrito de maneira correta.
2. Faça uma Carta de apresentação
Além do currículo outro documento que é importante enviar para o futuro empregador do seu filho é a carta de apresentação.
Nela seu filho irá se apresentar à empresa de forma clara e objetiva, e além de falar um pouco mais sobre si ele também passará uma imagem mais profissional, o que com toda a certeza causará uma boa impressão na empresa contratante.
3. Matricule-o em um bom curso
Como o cargo que você está procurando para o seu filho é o de menor aprendiz, imagino que esse seja o primeiro emprego dele e dessa forma ele não terá experiências para colocar no currículo, certo.
Pois bem, nessa situação você deve ter em mente que o que faz a diferença na contratação de profissionais com o perfil de seu filho é exatamente o conhecimento teórico que ele possui.
Afinal, o empregador sabe que ele não terá experiências profissionais, pois se trata do primeiro emprego, dessa maneira, o diferencial do candidato são os cursos e treinamentos que ele já tenha realizado.
Se seu filho não possui um curso é bom já matriculá-lo em algum, afinal de contas colocar um cursando à frente do nome do curso é melhor do que ter que deixar em branco, não é mesmo?!
E por falar em nome do curso, o ideal é começar com um curso de informática, pois este é pré requisito na maior parte das empresas.
4. Inscreva-o em processos seletivos para menor aprendiz
Há algumas empresas que além da análise do currículo também fazem outros tipos de processo de seleção.
Algumas empresas, por exemplo, fazem provas objetivas e discursivas para avaliar os conhecimentos do aluno. Em grandes empresas esse tipo de processo de seleção normalmente conta com um período de inscrição para todos os interessados e após há a aplicação das provas.
Normalmente as empresas divulgam as oportunidades de vagas e informam o período de inscrição, então é bom ficar de olho para não perder nenhuma oportunidade, ok?!
5.Certifique-se de que ele tem um bom rendimento escolar
Como falei no item anterior na hora de contratar, a empresa analisa outros fatores além da análise do currículo.
Em alguns casos é feita uma análise do histórico escolar do aluno. Por isso é bom que seu filho tire boas notas na escola, isso poderá ajudá-lo na hora de conseguir a vaga tão desejada por vocês.
6. Cadastre o currículo dele em plataformas online
Outra maneira atual e que pode dar ótimos resultados para você e seu filho é o cadastramento do currículo dele em plataformas online.
Isso mesmo, há várias empresas que recebem os currículos dos candidatos de forma online através de plataformas digitais.
Você deve acessar o site da empresa desejada e cadastrar o currículo, normalmente essa opção vem como “Trabalhe conosco”. No cadastro é comum pedirem para especificar a função desejada e nessa opção você deve colocar “menor aprendiz”.
Além de cadastrar diretamente no site da empresa também é interessante fazer um cadastro em sites de empresas como Centro de Integração da Empresa-Escola – CIEE e Centro Salesiano do Aprendiz – CESAM que encaminham para trabalhos como menor aprendiz.
7. Entregue currículos pessoalmente
Além dos cadastros online também entregue currículos pessoalmente, afinal está ainda é uma ótima maneira de se conseguir trabalho.
Atente-se para o fato de que ao entregar os currículos seu filho já será visto pessoalmente pelas empresas, então desde já é importante tomar cuidados com a aparência. É importante estar com roupas limpas e adequadas ao ambiente de trabalho, nada de bermudas para os meninos ou roupas muito curtas para as meninas, entendeu?
Além disso é bom ter uma postura adequada. Falar alto ou de maneira grosseira coma as pessoas pode causar uma péssima impressão logo de cara. Cuidado com isso!
Espero ter lhe ajudado e até um próximo post!
Link permanente
Gostaria que meu filho trabalhasse de jovem aprendiz