Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Neste post vamos falar de algo super importante para que você ingresse no mercado de trabalho: o seu currículo!
Sim, o seu currículo é a maneira como você se apresenta para a empresa, então, é bom caprichar para dar uma boa impressão logo de início. Pensando nisso, preparei algumas dicas que poderão ajudá-lo nessa tarefa.
Primeiramente, é recomendável que você seja objetivo naquilo que irá escrever em seu currículo, e não se preocupe, caso o recrutador se interesse pelo seu perfil você terá oportunidade de se aprofundar um pouco mais em determinados assuntos durante a entrevista de emprego. Exponha as informações de forma clara, e sem excessos, muita informação pode comprometer a clareza desejada num bom currículo.
Elenque os cursos e qualificações profissionais que você possui, mas nesse item vale selecionar aqueles que mais se encaixam na vaga que você almeja, por exemplo: se você vai se candidatar para uma vaga em uma empresa voltada para a área de informática, os cursos que você tem nessa área devem ter prioridade em seu currículo. Claro que as empresas cada vez mais buscam profissionais dinâmicos e que saibam atuar de forma a lidar bem com várias situações, mas expor o seu preparo para atuar no segmento da empresa mostra o seu interesse em trabalhar na mesma. E se agora você está ai pensando que este campo do seu currículo ficaria em branco: mova-se! Os cursos e qualificações são essenciais para qualquer profissional, e se você ainda está tentando ingressar no mercado de trabalho um bom curso de informática já dará um UP no seu currículo.
Utilize as mídias sociais a seu favor, coloque seu endereço de e-mail no currículo e verifique sua caixa de entrada com freqüência, pois caso não responda no tempo determinado a uma oportunidade enviada via e-mail, consequentemente você irá perder essa oportunidade. Também é válido criar um perfil no Linkedin, que explicando de uma forma bem simplificada é uma rede social voltada para fins profissionais, na qual você pode cadastrar seu currículo e ser visto por diversas empresas e outros profissionais, e preste atenção nisso: você será visto! Então capriche quando elaborar o seu perfil e tenha cuidado com o conteúdo que irá publicar, afinal o objetivo aqui é passar uma imagem profissional (E se você se interessou pelo assunto relacionado às mídias sociais e o mercado de trabalho fique de olho aqui no Blog, pois em breve iremos postar um artigo tratando especificamente do tema, assim poderemos nos aprofundar um pouco mais no assunto!).
Muito importante, também, são suas experiências profissionais, pois você poderá demonstrar toda a bagagem profissional que adquiriu ao longo de sua jornada. Nesse ponto eu sugiro que você seja verdadeiro nas informações que irá escrever, pois a empresa poderá verificar se o conteúdo que você apresentou e verídico, e ser visto como mentiroso (a) não será nada bom para sua contratação na empresa. Então não se preocupe se acha que tem pouca experiência ou que as que possui não são satisfatórias, demonstre que você está disposto a aprender e dar o seu máximo para se tornar um excelente profissional!
E por fim, faça uma boa formatação do seu currículo. Se as informações forem lançadas de forma aleatória e sem uma estrutura adequada perde-se muito no quesito “apresentação”. Então, não se esqueça: a estética conta bastante no currículo, cuide para que o seu fique bem apresentável.
Por ora essas são as dicas que tenho a lhe passar, espero que elas o ajudem em sua caminhada profissional!
Para mais dicas e informações sobre este assunto, faça sua matrícula no Curso de Elaboração de Currículo.